segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Baci di Dama de café e chocolate


Ontem foi dia de eleições. Para mim, votar implica sempre uma viagem até Santarém. Enquanto não mudar a minha morada fiscal definitivamente para Lisboa, tenho sempre uma desculpa para visitar a cidade que, ainda que não me tenha visto nascer, me viu crescer desde tenra idade.

E por falar em crescer, ontem foi também o dia em que fui visitar uma pessoa que cuidou de mim desde muito pequenina e que esteve comigo praticamente até vir para a faculdade, em Lisboa: a minha ama Maria. Já não a via há imenso tempo, talvez há um ano. Ainda que a doença a tenha atacado, está com óptimo aspecto, bastante faladora e conversadora. Gostei muito de estar com ela e espero que este momento se repita muitas vezes nos próximos tempos.

E se ia visitá-la, que melhor coisa poderia haver do que levar-lhe um docinho? Umas bolachinhas, talvez. Pensei nisto durante algum tempo. Queria algo tradicional e com sabores simples. Foi então que me lembrei de uns bolinhos que trouxe de Turim, Itália, em Dezembro passado, os chamados Baci di Dama ou Beijinhos de Dama. Eram óptimos e nunca tinha experimentado fazer. Quando lá estive visitei uma pequena loja de doces e chocolates italianos e trouxe vários sabores para oferecer como souvenir, em vez das lembranças típicas de viagens. Uns eram de chocolate, outros de laranja e chocolate, outros de nutella. Infelizmente não tive oportunidade de provar nenhum destes, já que, pelos relatos, desapareceram num instante em casa da minha irmã, irmão e mãe. Não cheguei a tempo!

Cá em casa existiu em tempos um pacote de Baci di Dama de café e chocolate, da mesma loja de doces. Oh deuses de todos os panteões! E que fantásticos que eram! Arrependi-me de não ter trazido mais.

Como não voltarei a Turim em breve, decidi tentar reproduzi-los. Procurei uma receita para me servir de guia, mas não encontrei nenhuma destes Beijinhos tradicionais italianos com sabor a café. Pensei: "não pode ser assim tão difícil!". E não é! Mas a primeira fornada não correu muito bem. Em vez de bolinhos saíram bolachas de amêndoa e café. Eram boas, não me interpretem mal. No entanto, eu queria mesmo era os bolos! Mais farinha, mais leite, mais café...algumas fornadas de teste e...tcharam! Finalmente saíram os Baci di Dama! A seguir foi só derreter o chocolate e fazer pequenas sanduíches para formar os Beijinhos.

Esta receita é, sem dúvida, para coffee lovers, por isso sintam-se à vontade para diminuir a quantidade de café adicionado. Esta é, também, a forma tradicional de fazer estes bolinhos, incluindo amêndoa na sua concepção. Esta pode ser substituída pela mesma quantidade de avelãs ou até de farinha, ainda que a textura e o sabor se alterem ligeiramente.

O provador disse que os meus estavam melhores que os de Turim. Vou acreditar que sim! Espero que a Maria tenha gostado.


Ingredientes
  • 1/2 chávena de chá de açúcar
  • 3/3 chávenas de manteiga sem sal
  • 1/2 chávena de amêndoas moídas ou farinha de amêndoa (30 g)
  • 2 chávenas de farinha
  • 3 e 1/2 colheres de sopa de café solúvel
  • 3 e 1/2 colheres de sopa de leite
  • 50 g de chocolate (usei uma mistura de chocolate preto e chocolate de leite)
  • Açúcar em pó (opcional)

Preparação

Na batedeira, bater o açúcar e a manteiga até ficarem cremosos.

Com a batedeira em velocidade baixa, juntar aos poucos a amêndoa e a farinha.

Diluir 1 e 1/2 colher de sopa de café solúvel no leite. Adicionar à mistura anterior. 

Juntar, também o restante café não diluído até formar uma massa homogénea.

Fazer bolinhas de massa, medidas com uma colher de chá de forma a ficarem mais ou menos do mesmo tamanho. Colocar num tabuleiro de ir ao forno untado ou forrado com papel vegetal, deixando um pequeno intervalo entre as bolinhas.

Levar ao forno pré-aquecido a 170º C por 8 a 10 minutos.

Retirar o tabuleiro do forno e deixar assentar por uns minutos. Colocar os bolinhos numa rede e deixar arrefecer completamente.

Derreter o chocolate no microondas por 2 minutos na potência máxima. Rechear os bolinhos e fazer sanduíches, formando os Baci di Dama. Polvilhar com açúcar em pó.




2 comentários:

  1. Os de Turim eram muito bons (laranja e chocolate). E eu não provei estes, só os vi passar. Quando fazes mais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de fazer novamente. Talvez para a próxima recheá-los com nutella :)

      Eliminar