domingo, 3 de janeiro de 2016

Bolo da Leonor - Bolo de cenoura e bolo de noz fingido



Ontem foi aniversário da minha linda sobrinha Leonor. Houve uma festinha de cerca de 40 pessoas em que fiquei responsável pela concepção do bolo de aniversário.

Foi a minha primeira encomenda pelo que estive nervosa toda a semana! Tinha de decidir os sabores dos bolos, as receitas, os recheios, a decoração, as cores, comprar os ingredientes, comprar os materiais para a decoração...

Como não tinha uma receita de bolo que tivesse a certeza que iria aguentar o peso da pasta de açúcar, recorri às especialistas e retirei duas receitas publicadas no fórum da loja Isto Faz-se. Durante a semana testei duas receitas que, felizmente, correram muito bem e acabaram por ser os bolos utilizados no doce final.

Tinha pensado em fazer um bolo com dois andares, com dois sabores diferentes. Primeiro experimentei um bolo de cenoura com recheio de doce de leite. O bolo é muito bom e super fácil de fazer. No entanto, achei que o doce de leite não ligava bem com a cenoura e que tornava o bolo enjoativo. Assim, joguei pelo seguro e recheei este bolo de cenoura com uma ganache de chocolate preto, sem adicionar qualquer açúcar.

O segundo bolo, o maior, tem um nome que pode parecer um pouco estranho, mas, acreditem, é fantástico! Vale mesmo a pena experimentar. É o chamado bolo de noz fingido: sabe a noz mas não leva nozes. É óptimo! Toda a gente gostou do bolo de cenoura, mas o bolo de noz fingido foi, sem dúvida, a estrela. Ninguém queria acreditar no ingrediente secreto do bolo: pão ralado. Este é um bolo não muito doce e muito versátil. Praticamente todos os recheio e coberturas resultam. Mais uma vez, para ter a certeza que todos os convidados gostavam, optei por um recheio seguro e simples: creme de pasteleiro.

O tema da decoração já estava escolhido previamente: um bolo alusivo à Minnie. A Leonor adora a Minnie e gosta muito de lacinhos (tal como eu). Decidimos fazer tudo em em rosa e branco, a Minnie bebé, em vez do vermelho e branco da Minnie adulta. Como o bolo era para uma bebé de 2 aninhos, decidi decorar o bolo com um rosa muito claro e com pormenores pequenos e doces: bolinhas, lacinhos e silhuetas da Minnie eram os elementos principais. Ficou uma decoração simples mas bonitinha. Vejam as fotografias e digam o que acham!

Aqui ficam as receitas.


Bolo de cenoura

Ingredientes

  • 2 chávenas de farinha
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 4 ovos
  • 2 chávenas de açúcar
  • 2 cenouras
  • 1 chávena de óleo

Preparação

Peneirar a farinha e o fermento para um recipiente.

No liquidificador ou no processador, bater os ovos, o açúcar, as cenouras e o óleo até formar uma massa homogénea.

Juntar esta massa à farinha e bater com um batedor de varas até estar bem envolvido.

Levar ao forma pré-aquecido a 180º C por 50 minutos.

Receita adaptada de Marta Rodrigues (Fórum Isto Faz-se).

Ganache de chocolate

Ingredientes
  • 200 ml de natas (1 pacote)
  • 200 g de chocolate culinário (1 tablete)

Preparação

Levar as natas ao lume até ferver.

Partir o chocolate em pedaços pequenos e colocar num recipiente. Deitar as natas sobre o chocolate e mexer até o chocolate derreter completamente.

Deixar arrefecer e levar a ganache ao frigorífico até estar rijo.

Antes de usar, bater com a batedeira para ficar cremoso. Pode ser usado para recheio de bolos e para cobertura de cupcakes.

Receita adaptada de Ana Sousa e Silva (Fórum Isto Faz-se)


Bolo de noz fingido

Ingredientes
  • 6 ovos
  • 2 e 1/5 chávenas de açúcar
  • 1 chávena de pão ralado
  • 1 chávena de leite
  • 1 chávena de óleo
  • 2 chávenas de farinha
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 colher de chá de canela

Preparação

Bater muito bem as gemas com o açúcar.

Continuando a bater, juntar o pão ralado, o leite, o óleo, a farinha, o fermento e a canela até formar uma massa homogénea.

Bater as claras em castelo e juntar gentilmente ao preparado anterior.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º C durante 50 minutos (é possível que demore mais tempo a cozer).

P.S.: Esta receita rende um bolo muito grande, pelo que pode ser facilmente ser reduzida a metade para um bolo de tamanho médio.

P.S. 2: Depois do bolo estar frio pincelei-o levemente com uma calda de açúcar, também fria. Esta foi feita com uma chávena de água e meia chávena de açúcar. Foram ao lume e foram fervidos durante um ou dois minutos.

Receita de Isis (Fórum Isto Faz-se)

Creme de pasteleiro

Ingredientes
  • 1 ovo inteiro
  • 2 gemas
  • 250 ml de leite
  • 40 g de farinha
  • 80 g de açúcar
  • Baunilha (opcional)

Preparação

Ferver 200 ml de leite.

Bater com uma vara de arames o ovo, as gemas, a farinha, o açúcar, a baunilha com os 50 ml de leite restantes até formar uma mistura homogénea. 

Enquanto o leite ainda ferve, com o lume baixo, juntar a este o preparado anterior, mexendo sempre até o creme ter a consistência desejada. O creme engrossa muito rapidamente.

Utilizar depois de frio. Caso deseje guardá-lo no frigorífico, tapar o creme com película aderente colada mesmo à superfície do creme de forma a não criar uma película.


Receita adaptada de Petit Chef.





3 comentários:

  1. UAUUUU!!! Tá lindooooo :)

    Parece-me que encontraste a tua vocação...;P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :D Ainda tenho muito trabalho pela frente! Tenho de praticar mais.

      Eliminar
  2. Quem não comeu não sabe o que perdeu... Estavam ambos excelentes, fofos e saborosos, para além de bonito, claro! Mas a surpresa do pão ralado é demais...

    ResponderEliminar