domingo, 3 de janeiro de 2016

As nossas prendas de natal - bolachas salgadas e bolachas de manteiga



Este ano o meu namorado decidiu oferecer a alguns membros da sua família um cabaz com produtos alimentares. Sempre achei muita piada a estes embrulhinhos feitos com papel celofane e com algumas prendinhas lá dentro que se vê em tantas lojas na altura do Natal. Decidi contribuir com a minha mão-de-obra para estas prendinhas e acabei por oferecer também um cabaz.

Decidimos fazer dois tipos de cabazes: um doce, para as senhoras, e um salgado, para os senhores. Comprámos uns queijinhos e umas compotas (talvez para o ano as faça eu própria) e juntámos um saquinho de bolachas em cada presente.

Fiz três tipos de bolachas: umas bolachas salgadas, umas bolachas de manteiga e umas bolachas de gengibre. Estas últimas foram uma pequena batota, pois já tinha uma massa pronta que se vende no Ikea e que me haviam oferecido (obrigada mãe!). Todas elas foram feitas com cortadores de formato natalício (árvores de natal, anjinhos, sinos, botas, estrelas) e, as doces, foram decoradas com glacê real (250 g de açúcar em pó + 5 colheres de sopa de água) através de um saco de pasteleiro. Para primeira vez, não ficaram assim tão mal.

As receitas são muito simples e fazem-se rapidamente. Basta comprar os sacos para bolachas numa loja de produtos para bolos (comprei na Isto Faz-se), umas fitas coloridas, umas etiquetas (ambos da Tiger), papel celofane (comprei numa loja chinesa), e já está! Um presente que pode ser bastante personalizado!

Aqui ficam as receitas.


Bolachas salgadas

Ingredientes

  • 130 g de manteiga sem sal
  • 250 g de farinha
  • 2 gemas
  • 80 ml de água
  • Sal fino
  • Moinho de ervas secas à escolha

Preparação

Amassar a manteiga, a farinha, as gemas, o sal, as ervas e a água até formar uma massa homogénea e que não cole às mãos.

Numa bancada enfarinhada, deitar a massa e esticar com um rolo. Cortar as bolachas com cortadores de biscoitos.

Levar ao forno pré-aquecido a 250º C por 7 minutos. Salpicar com sal e ervas.




Bolachas de manteiga

Ingredientes

  • 130 g de manteiga sem sal
  • 130 g de açúcar
  • 330 g de farinha
  • 2 gemas 

Preparação

Bater bem o açúcar com a manteiga. Juntar as gemas e amassar. Adicionar a farinha e amassar novamente.

Numa bancada enfarinhada, colocar a bola de massa e esticar com um rolo. Cortar as bolachas com cortadores de biscoitos.

Levar ao forno pré-aquecido a 220º C por 10 minutos ou até estarem douradas.

Quando frias, estão prontas a ser decoradas com glacê real.

Receitas adaptadas de Sabor Intenso.




Sem comentários:

Enviar um comentário