quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Cupcakes de baunilha com cobertura de ganache de chocolate - Cupcakes decorados com porquinhos


Tenho andado a evitar fazer tantos doces e por isso demorei tanto para colocar uma nova receita. Publicar implica treino, melhoramentos, alterações, repetições até chegar à perfeição desejada. O que leva, portanto, a muitas provas, muito açúcar, muitas gordurinhas para os provadores. E cá em casa somos só dois! Será que alguém se oferece para ser provador oficial?

Na verdade, temos andado a dar vazão às caixas de chocolates que nos foram oferecendo no Natal, pelo que fazer mais doces implicava o aumento de um furo no cinto. Temos de abrandar um bocadinho esta loucura de açúcar! Como acho que em vossas casas o panorama deve ser bastante semelhante, de certeza que compreendem a situação. No fim-de-semana fiz uma espécie de pães de leite, mas acho que ainda não saíram bem o suficiente para publicar aqui no blog. Vou ter de a melhorar um bocadinho, talvez fazê-la mais umas vezes.

O Natal já passou há quase um mês mas, por incrível que pareça, no meu grupo de amigos apenas ontem foi o dia de trocar as prendas do amigo secreto. Durante a época de Natal estávamos demasiado ocupados com conferências, artigos, teses, trabalhos, jantares, almoços, festas, por isso deixámos para mais tarde...bem mais tarde. No dia 6 de Janeiro, Dia de Reis, trocámos os papelinhos com os nossos nomes, e cada um ficou responsável por oferecer uma prenda até 5 euros ao seu amigo secreto.

Calhou-me em sorte o meu amigo André Leitão e soube logo o que lhe ia oferecer, já que ele tem muito orgulho no seu apelido! Uns cupcakes decorados com porquinhos em pasta de açúcar. Por sorte tinha em casa pasta de açúcar rosa bebé, preta e branca (que sobrou do bolo da Leonor), pelo que não tive de ir de propósito à loja de produtos de pastelaria.

Procurei tutoriais de como conceber focinhos de porcos em cupcakes e bolos, vi diversas fotografias na internet, mas acabei por não seguir nenhum deles. Foi tudo feito por tentativa e erro. A minha única dificuldade foi mesmo descobrir uma forma fácil de fazer as orelhas, para o resto basta ter uns cortadores de biscoitos e uns estecas e já está! Podem seguir o meu método através das fotografias e vão perceber como estes porquinhos são simples e rápidos de fazer.

Quanto à receita, queria sabores pouco rebuscados, que toda a gente gostasse. Bem sei que o meu amigo André é um bom garfo e, em geral, gosta de tudo. Mas sabia que a receita daria para vários cupcakes pelo que poderia distribuir os restantes pelo grupo. Assim, decidi fazer uns cupcakes de baunilha com cobertura de chocolate.

Havia uma receita que queria experimentar há muito, publicada no meu blog preferido de doces, o Sallys baking addiction, de cupcakes amarelos e creme de manteiga de chocolate de leite. A forma como a Sally os descrevia, como sendo macios e húmidos, com um sabor forte a baunilha, juntamente com a fotografias fantásticas que ela consegue sempre captar, pareceram-me perfeitos. E não é que são mesmo! A Sally nunca desilude.

Fiz, no entanto, uma alteração de fundo, deixando de fora o creme de manteiga e substituindo-o por um ganache de chocolate preto. Pareceu-me que iria ficar muito enjoativo. Os bolos já são muito doces para levarem ainda chocolate de leite por cima. Não sei. Achei demasiado açúcar. Para além disso, ainda que nos E.U.A. a utilização de creme de manteiga esteja muito generalizado e praticamente todos gostem desta cobertura, acho que em Portugal isso ainda não acontece. Nem toda a gente é fã deste creme, por ser muito doce e gorduroso. Decidi jogar pelo seguro e optar pelo ganache de chocolate de preto, que é fantástico e super fácil de fazer! Usei-o, também, para rechear e cobrir o bolo de cenoura no aniversário da minha sobrinha. É, portanto, bastante versátil.

Ao contrário do que estava à espera não conseguir decorar os cupcakes com o saco de pasteleiro. Acho que não deixei o ganache chegar à temperatura ambiente e, por isso, estava demasiado rijo para fazer os belos swirls que se fazem com o saco. Na verdade, já era tardíssimo! Como os fiz durante a semana, depois de um dia inteiro de trabalho, só terminei os cupcakes por volta da uma da manhã. Como já não tinha tempo, decorei-os com espátula e uns sprinkles. Acho que ficaram giros na mesma.

Toda a gente adorou estes bolinhos e são óptimos, também, sem a cobertura. Dão algum trabalho mas valem a pena! Acreditem, eu também prefiro receitas em que não tenha de bater as claras em castelo. Mesmo! Vá lá...é só uma vez.


Para os cupcakes
  • 2 ovos grandes
  • 2 e 1/4 chávenas de farinha
  • 2 e 1/2 colheres de chá de fermento
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 3/4 chávena de manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
  • 1 e 3/4 de açúcar 
  • 2 colheres de chá de baunilha
  • 1 chávena de leite (à temperatura ambiente)

Preparação

Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo firme.

Num recipiente médio, juntar a farinha, o fermento e o sal. Reservar.

Na batedeira, bater a manteiga até formar um creme (cerca de um minuto). Adicionar o açúcar e bater durante 3 ou 4 minutos. Deve transformar-se numa mistura homogénea e cremosa. Juntar as gemas de ovo e a baunilha e continuar a bater.

Com a batedeira em velocidade mínima, adicionar a farinha e o leite de forma alternada e aos poucos. Deve bater-se apenas o necessário para misturar os ingredientes. Bater muito tempo e demasiado depressa pode fazer com que os bolinhos fiquem duros.

Envolver gentilmente as claras em castelo ao preparado anterior.

Deitar a massa num tabuleiro de cupcakes forrado com formas de papel. Encher apenas até 3/4 da capacidade da forma, pois os bolos crescem bastante.

Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos, ou até o palito sair limpo.

Deixar descansar por cinco minutos na forma. Desenformar e deixar arrefecer completamente antes de cobrir com o ganache.



Para o ganache de chocolate preto
  • 200 g de chocolate culinário (1 tablete)
  • 200 ml de natas para bater (1 pacote)

Preparação

Partir o chocolate aos bocadinhos e colocar num recipiente médio.

Colocar as natas numa panela pequena e levar ao lume brando até ferver.

Deitar as natas sobre o chocolate e deixar descansar por 3 minutos.

Mexer até formar uma mistura homogénea.

Levar ao frigorífico até estar firme.

Antes de usar, bater com a batedeira para ficar cremoso.




Para os porquinhos

  • Pasta de açúcar rosa bebé
  • Pasta de açúcar pérola ou branca
  • Pasta de açúcar preta
  • Esteca de cake design de ponta esférica ou boleadora
  • Esteca de cake design de ponta em forma de telha
  • 1 cortador redondo médio
  • 1 cortador redondo pequeno 
  • 2 cortadores redondos muito pequenos ou bicos de saco de pasteleiro redondos*
  • 1 cortador pequeno quadrangular
  • Cola alimentar ou geleia






Esticar com o rolo a pasta de açúcar rosa bebé e, com o cortador médio, cortar um círculo. Este formará a cara do porquinho.








Com o cortador pequeno (utilizar um cortador permitirá uma uniformização do tamanho do nariz dos vários porquinhos), cortar um círculo e formar uma bola. Ir achatando com os dedos até formar o nariz. Colar o nariz na cara do porquinho. Com uma esteca de ponta esférica, fazer as narinas. 

















Cortar um rectângulo de pasta rosa bebé. Com uma faca afiada, cortar o rectângulo ao meio, fazendo dois triângulos iguais. Colar na cara do porquinho, revirando as pontas superiores dos triângulos para o interior, na direcção do nariz.























Com uma esteca com ponta em forma de telha, fazer a boca e, com um bocadinho de pasta rosa bebé, formar uma bolinha, achatar com os dedos, de maneira a conceber a língua.  










Esticar a pasta pérola ou branca. Cortar dois círculos com o cortador muito pequeno*. Colar sobre o nariz, formando os olhos.

Esticar a pasta preta. Cortar dois círculos mais pequenos* do que os feitos anteriormente de cor branca. Colar sobre os círculos brancos, formando a menina do olho. 



*Caso não tenha cortadores redondos muito pequenos, pode usar as duas extremidades de um bico de saco de pasteleiro (ou dois bicos diferentes) para cortar os círculos. Pode ainda utilizar outros materiais que tenha em casa de formato redondo, como palhinhas, descaroçadores de maçãs, entre outros. Em alternativa pode fazer uns óculos com um cortador próprio em pasta de açúcar preta.


Sem comentários:

Enviar um comentário