domingo, 1 de novembro de 2015

Tarte de abóbora


Ontem foi dia de Halloween. Tinha de haver uma receita com abóbora!

Há algumas semanas que estava a guardar uma pequena abóbora que tinha vindo num dos cabazes de produtos biológicos que compro às sextas-feiras, de quinze em quinze dias. Sabia que iria precisar de abóbora nesta altura, pelo que a utilizei como objecto decorativo na minha cozinha...até ontem.

A receita não é complicada. Ainda assim, acho que tem muitos pequenos passos a seguir, sobretudo no que se refere à massa. Ora é para refrigerar, ora é para cozer, ora é para arrefecer, ora é para cozer novamente. Não sei bem se estes tempos de espera fazem alguma diferença ou não. Eu decidi seguir o método de preparação à risca, não vá alguma coisa correr mal. Afinal é uma receita do Jamie Oliver!

Alterei só uma coisinha pequenina nos ingredientes, acho que a sabor da abóbora pedia um pouco mais de açúcar. A receita que publico é já a versão melhorada da que fiz ontem. Esta será bem mais doce!

Como poderão ver, tive um pequeno problema com a decoração tarte. A minha ideia era fazer uma cara malvada típica das abóboras do dia das bruxas. Fiz um molde em papel vegetal para fazer o desenho com canela ou açúcar em pó. Mas não resultou! A canela não se via e o açúcar desaparecia passado uns minutos. Decidi experimentar a pasta de açúcar. Correu bem na altura. No entanto, estava muito calor dentro do carro no caminho entre Lisboa e Mafra. A pasta de açúcar derreteu e ficou colada ao papel de prata que protegia a tarte. Por isso verão algumas fotografias em que a "cara" da tarte está completamente derretida. Bem, o que interessa é que a tarte estava boa!


Ingredientes

Para o recheio:

1,4 kg de abóbora
50 g de manteiga sem sal
180 g de açúcar amarelo
4 colheres de sopa rasas de farinha
1 colher de café de noz-moscada
1 colher de chá de canela
1 1/2 colheres de chá de extracto de baunilha
2 ovos

Para a massa:

250 g de farinha
50 g de açúcar amarelo
1 colher de café de canela
125 g de manteiga sem sal fria
1 ovo

Preparação

Cortar a abóbora em pedaços, limpar as sementes, e levar ao forno a 180º C, por uma hora. A casca pode ser retirada antes ou depois da abóbora ser colocada no forno. Passado este tempo, deixar a abóbora arrefecer um pouco, antes de fazer o recheio da tarte.

Enquanto a abóbora assa, pode fazer-se a massa. Colocar num recipiente a farinha, o açúcar, a canela e a manteiga. Amassar com as mãos até a mistura se parecer com migalhas de pão. Juntar o ovo e amassar novamente. (Na verdade fiz todo este processo na batedeira, com a pá de massa, e ficou perfeita!)

Esticar a massa com o rolo formando um disco e envolver com película aderente. Levar ao frigorífico por 30 minutos.

Depois, dispor a massa na tarteira e levar ao frigorífico por mais 10 minutos.

Levar a massa ao forno por 10 minutos a 180º C. Deixar arrefecer.

Triturar a abóbora, a manteiga derretida, o açúcar, a farinha, a noz-moscada, a canela e a baunilha, com a varinha mágica. Juntar os ovos e misturar novamente com a varinha.


Deitar o recheio sobre a massa pré-cozida e levar ao forno a 180º C por 45 minutos.


Sem comentários:

Enviar um comentário