domingo, 25 de outubro de 2015

Bolachas com pepitas de chocolate


Desde que criei este blog que queria publicar uma receita de bolachas de estilo americano. Uma boa parte dos sites e blogs que sigo são de origem americana e, por isso, todas as semanas tenho acesso a um sem número de receitas de bolachas com um aspecto fantástico, recheadas com pepitas de chocolate de leite, negro, branco, manteiga de amendoim, frutos secos. Para além disso tinha comprado um novo conjunto de cortadores de biscoito que queria imenso experimentar. Infelizmente esta massa é muito oleosa e cola-se aos cortadores. Tive de fazer as bolachas à mão. Portanto já sabem que em breve haverá outra receita de bolachas para estrear o equipamento novo.

As bolachas que agora vos apresento são descritas como as melhores bolachas com pepitas de chocolate de sempre num site em que tenho grande confiança. Já fiz diversas receitas de lá e correrem sempre bastante bem. No entanto, acho que devemos sempre desconfiar. Basta fazer uma pesquisa pelo google e muitos são os resultados para as melhores bolachas de sempre. Decidi, ainda assim, dar uma oportunidade ao I am baker e à sua autora, que jurava a pés juntos que estas bolachas são simplesmente perfeitas. 

Na verdade, o resultado até pode ser fantástico e a preparação muito semelhante a umas bolachas de manteiga simples. Mas a lista de ingredientes pareceu-me inacreditável. Duas farinhas e dois açúcares diferentes?! Que trabalheira! Deixar descansar  a massa por 24 a 36 horas?! Nem pouco mais ou menos! Depois de um primeiro ataque de fúria, respirei fundo e fui às compras. Tinha de experimentar! E não é que são mesmo muito boas! Confesso que quando as tirei do forno e as experimentei passado pouco tempo, não fiquei muito impressionada. Mas com o passar das horas vão ficando cada vez mais suaves e macias, com um sabor mais apurado a chocolate. Já fiquei mais convencida.

Quanto à lista de ingredientes, ainda não posso dizer se as duas farinhas diferentes alteram alguma coisa ao resultado final. Acho que os açúcares fazem todo o sentido, as farinhas menos. Só mesmo fazendo uma fornada com apenas uma farinha se consegue tirar as teimas. É experimentar! E quanto à refrigeração da massa, tanto na descrição da receita como nos comentários, todos são unânimes em dizer que este período de repouso faz toda a diferença nas bolachas. Quem sou eu para contrariar o que dizem os pasteleiros?

Se são as melhores bolachas com pepitas de chocolate do mundo? Não consigo dizer. Experimentem e digam o que acham. Amanhã terei outras opiniões na Faculdade. Esta receita rende muitas bolachas, mesmo muitas! Cá em casa ficaram aprovadas. 


Ingredientes

2 chávenas (menos duas colheres de sopa) de farinha fina ou extra fina (para bolos)
1 2/3 chávenas de farinha tipo 65
1 1/4 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 1/2 colheres de chá de fermento
1 colher de chá de sal
1 1/4 chávenas de manteiga sem sal
1 1/4 chávenas de açúcar amarelo
1 chávena + 2 colheres de sopa de açúcar branco
3 ovos médios
2 colheres de chá de extracto de baunilha
200 g de chocolate de culinária (ou pepitas de chocolate)

Preparação

Peneirar as farinhas, o bicarbonato, o fermento e o sal para um recipiente.

Na batedeira, utilizando as pás de bater massa, misturar a manteiga e os dois tipos de açúcar até estarem bem ligados (mais ou menos 5 minutos). 


Depois, com a batedeira numa velocidade média, juntar os ovos um a um e a baunilha. A seguir, adicionar gradualmente os ingredientes secos anteriormente peneirados. 


Finalmente, envolver na massa o chocolate cortado em pedaços muito pequenos.



Formar uma bola e tapar com película aderente. Levar ao frigorífico por 24 a 36 horas.



Passado o tempo de repouso, formar, com as mãos e com o auxílio de duas colheres, bolinhas e depositar num tabuleiro forrado com um tapete de silicone ou papel vegetal, 


Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 a 12 minutos. As bolachas estão moles quando saem do forno, pelo que não se deve retirá-las do tabuleiro de imediato, pois poderão partir-se.

Receita adaptada de I am baker






2 comentários:

  1. E uma bolachinha para provar, não vem? Assim não podemos dizer se são tão extraordinárias como apregoam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos são mesmo fantásticas! Toda a gente adorou! E ficam muito melhores no dia a seguir. Tenho de fazer novamente para provares :)

      Eliminar