domingo, 22 de novembro de 2015

Creme de maizena



Sabem aqueles dias em que nos apetece um doce quentinho? Conhecem aqueles dias em que estamos em casa, em que não queremos fazer nada (ainda que tenhamos bastante trabalho acumulado, a casa para limpar e um monte de roupa para passar), e que só queremos ficar no sofá a ver televisão (às vezes a ver programas que temos vergonha de admitir que vimos)? Esta receita é o parceiro perfeito para estes dias de fim-de-semana: fácil, rápido e feito a partir de ingredientes que temos sempre na dispensa.

Não posso dizer que este creme seja propriamente um sobremesa. Esta é a receita típica de uma papa de maizena, o chamado mingau, que é geralmente feita para o pequeno-almoço, lanche ou como substituição de uma refeição mais ligeira. No entanto, eu recorro a este creme sempre que tenho vontade de comer arroz doce ou leite creme, por exemplo. Claro que não é a mesma coisa! Mas serve para enganar os meus ímpetos de açúcar. Para além disso é uma óptima receita para ter à mão quando surge alguma visita inesperada e se precisa de uma sobremesa em dois minutos.

 A receita que aqui publico dá para duas tacinhas de sobremesa. Gosto especialmente deste creme quentinho, acabado de sair da panela, e polvilhado com muita canela.




Ingredientes:
  • 3 1/2 colheres de sopa de farinha maizena (amido de milho)
  • 4 colheres de sopa de açúcar amarelo (pode ser substituído por açúcar branco)
  • 1 chávena de leite
  • 1 casca de limão
  • canela
Preparação

Numa panela pequena colocar a farinha, o açúcar e o leite. Misturar com um batedor de varas até não haver grumos.

Juntar a casca de limão e levar ao lume brando, mexendo sempre com o batedor de varas, até engrossar. O creme forma-se muito rapidamente (2-3 minutos). Logo que comece a engrossar, bater energicamente e desligar o lume quando atingir a consistência desejada.


Dividir o creme em duas taças de sobremesa e polvilhar com a canela.


3 comentários:

  1. Do que tu te lembras... Há anos que não faço esta "papa", mas era um hábito que me acompanhou durante muitos anos em miúda: muitos lanches da minha vida foram papa Maizena. Aliás ela só foi destronada pela entrada de outras papas que foram aparecendo no mercado. Modernices!. Ás vezes juntava também um ovo e quase parecia leite creme... O mais curioso é que, quando tu eras pequena, não me recordo de ter feito esta receita tão antiga. Teria sido a Maria? Provavelmente sim!
    Acho que vou lembrar-me da maizena no próximo fim de semana...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei bem onde fui buscar esta ideia. Fiz esta receita uma vez e achei tão bom que não me pareceu justo que continuasse a ser vista apenas como uma papa! Fica óptima como sobremesa! Servida quentinha e cheia de canela é perfeita. Quanto ao ovo, pensei nisso também. E tive quase a queimar o açúcar com um maçarico, como se faz no leite creme. Mas não quis aumentar as calorias! Para a próxima talvez o faça.

      Eliminar
  2. Pode ser lá em casa num fim de semana dedicado à gastronomia? E fazemos outras coisas que não levem queijo para o Armando poder participar...
    Beijos

    ResponderEliminar