O mítico chefe Silva faleceu no dia 14 de Outubro e ainda não tinha tido oportunidade de lhe prestar uma homenagem. Mas é curioso como este blog tem tão pouco tempo e o chefe Silva já tinha sido mencionado noutra receita. Aí mencionei a importância que os livros da Teleculinária e o chefe Silva tiveram na minha infância e adolescência e, sobretudo, na minha introdução no mundo da cozinha. O meu primeiro bolo foi o famoso bolo fofo de chocolate da Teleculinária quando tinha 12 ou 13 anos, e desde essa altura que acho que não há nenhum como aquele. Passava horas a folhear as páginas dos diversos volumes da Teleculinária com receitas tipicamente portuguesas, aquelas fotografias já amareladas pelo tempo, mas que em nada retirava o seu ar vintage e quase nostálgico.
Posso não ser do tempo dos programas televisivos do chefe Silva, as suas receitas podem ser já consideradas ultrapassadas e excessivamente pesadas. Para mim são as mais sinceras, as mais honestas, as mais simples. A cozinha do chefe Silva deve ser aquela com que mais me identifico. Sem complicações, com ingredientes quotidianos, com uma forte componente portuguesa. Acho que, até certo ponto, fui também moldada pelas mãos do chefe Silva.
Nunca esqueci os seus livros e é a eles que regresso hoje. E este é o meu pequeno tributo ao chefe Silva e à sua carreira.
Este é um bolo que "é o chefe Silva num prato", como dizem os ingleses. É uma mistura de dois must da culinária portuguesa: o bolo de bolacha e o doce de ovos. Acho que não fica nada a atrás das receitas tradicionais com creme de manteiga ou natas. Até é capaz de ultrapassar! Na minha família foi um sucesso e satisfez aqueles que não gostam de manteiga nem de natas ou que acham os cremes típicos muito enjoativos. De facto, embora à primeira vista a mistura da bolacha com o doce de ovos possa parecer uma junção explosivamente doce, isso não é verdade. Tem a medida certa de açúcar e um ligeiro travo a limão. Vale a pena experimentar.
Para o chefe Silva era o bolo amoroso, para mim é o bolo perfeito.
Ingredientes
Para o doce de ovos
250 g de açúcar
1 colher de chá (cheia) de amido de milho (farinha maizena)
1 casquinha de limão
4 ovos inteiros + 4 gemas*
1/2 colher de sopa de manteiga sem sal (ou margarina)
4 colheres de sopa de água
1 chávena de café com leite
Para o bolo
300 g de bolacha Maria
1 chávena de café com leite
Preparação
Num tacho misturar bem o açúcar e o amido milho. Juntar os ovos e as gemas, a manteiga, o limão e a água e mexer muito bem.
Levar ao lume brando, mexendo sempre com uma colher de pau, raspando bem o fundo para não pegar. Quando começar a borbulhar ligeiramente e a formar um creme, retirar do lume. Bater rapidamente com a vara de arames para destruir os pequenos grumos que se tenham formado. Deixar arrefecer.
Escolher o prato em que se irá servir o bolo. Para fazer a primeira camada, molhar as bolachas no café com leite e dispor no prato em forma de flor: uma bolacha no centro e seis à sua volta. Barrar uma camada fina de doce de ovos sobre as bolachas. Molhar novamente seis bolachas no café com leite e colocar sobre a camada de doce de ovos. Repetir este processo até terminarem as bolachas. No final, o bolo deve ser totalmente coberto com doce de ovos.
Observações: caso se pretenda um bolo redondo e não em forma de flor, as camadas de bolachas devem ser colocadas desencontradas, como se vê na imagem abaixo.
* Vão sobrar quatro claras nesta receita. Que tal fazer um bolinho? Veja a receita aqui: http://lapatisserieblog.blogspot.pt/2015/11/bolo-de-claras.html
Isto de fazer doces todas as semanas é vontade de engordar o pessoal... Ainda por cima ficamos na expectativa de saber qual é o próximo...
ResponderEliminarTambém podemos fazer pedidos?
Bjs
Um bolo por semana é mesmo um problema :P Este fim-de-semana estava a pensar fazer um bolo de limão. Os pedidos são muito bem-vindos! Beijinhos
EliminarE já agora, este estava muito bom. O "Chefe Silva" nunca engana...
ResponderEliminarNunca engana, mesmo!
EliminarSinto exactamente o mesmo. Continuo a cozinhar seguindo tantas das suas receitas como o bacalhau com natas p.ex. que adoro.
ResponderEliminarOh que saudades do bolo amoroso! Perdi a revista. Obrigada pela partilha ❤️
ResponderEliminar