O que seria um blog de doces sem uma receita de bolo de chocolate! Eu adoooooooro chocolate e adooooro bolo de chocolate, desde o mais simples ao mais elaborado.
Lembro-me bem do maravilhoso bolo de chocolate feito pela Maria, a minha ama, que fazia apenas em ocasiões especiais. Ou o bolo fofo de chocolate do mítico Chefe Silva que tantas vezes foi feito em minha casa, com uma receita que rendia sempre dois bolos! Que saudades! Talvez um dia recupere uma destas receitas aqui no blog. Infelizmente, não herdei os livros da Teleculinária da minha mãe. A minha irmã chegou primeiro!
Brigas à parte...este não é um bolo do Chefe Silva, ainda que tenha um ar bastante vintage (para não dizer antiquado) pela forma como o decorei. Neste momento, estou a esvaziar a minha casa de infância e descobri na cozinha uma forma de bolos em forma de urso que comprei quando tinha 13 ou 14 anos. Como o pequenino Rafael, o meu priminho, fazia dois anos este mês, achei que seria a oportunidade perfeita para reutilizar esta forma. Decidi, então, que tinha de fazer um bolo com cobertura de chocolate. Nada ficaria melhor do que um urso com pelo castanho feito de creme de chocolate!
Procurei pela internet receitas de bolos de chocolate com cobertura e encontrei uma que parecia perfeita e com feedbacks óptimos por parte dos leitores. As fotografias eram, também, bastante apelativas! Não fiz grandes alterações porque, na verdade, não foi necessário. O bolo é fantástico, não vale a pena mexer em nada!
Voltando à forma que iria usar para este bolo...esqueçam. Nunca mais a vou usar! Por causa dela tive de fazer três bolos em vez de um! O bolo ficou sempre colado no fundo, ainda que a tenha untado cuidadosamente e coberto de farinha de maneira uniforme. Na primeira tentativa fiz a receita que agora publico, ficou colado e partido. Na segunda, fiz um bolo de cacau simples (que irei publicar em breve) que me parecia mais resistente, ficou colado e partido! À terceira, desisti complemente da forma.
Mas se era um urso que queria, era um urso que tinha de sair! Decidi fazer só a cara do urso, usando duas formas redondas para a estrutura principal. Utilizei restos dos bolos partidos para as orelhas e focinho, moldando-os com um cortador de bolachas circular. Cobri tudo com creme de chocolate, um pouco de pasta de açúcar para alguns pormenores e já está!
Em forma de urso ou não, este bolo é perfeito para os viciados em chocolate que andam por aí. Foi um sucesso no aniversário do Rafa! E sim, é uma bomba calórica! Desculpem lá qualquer coisinha.
Deixo a receita para o bolo "normal" e uma versão "revista e aumentada" para quem quiser fazer o ursinho. Enjoy!
Ingredientes
Para o bolo:
2 chávenas de açúcar
1 ¾ chávenas de farinha
¾ chávenas de cacau
1 ½ colher de chá de fermento
1 ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
2 ovos
1 chávena de leite
½ copo de óleo
1 colher de chá de aroma de baunilha
1 chávena de água a ferver
Misturar num recipiente os ingredientes seco: o açúcar, o cacau, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e a farinha peneirada. Ir juntando os ingredientes húmidos (ovos, leite, óleo, baunilha) à mistura anterior batendo com a batedeira na velocidade média, até formar uma massa homogénea. Por último, adicionar a água a ferver e bater mais um pouco. A massa vai ficar bastante líquida.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC em duas formas redondas iguais (20 cm) por 35 a 40 minutos, ou até o palito sair limpo.
Esperar 15 minutos e desenformar. Deixar arrefecer completamente.
Rechear e cobrir os bolos com o creme de chocolate.
Para o creme de chocolate:
150 g de manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
4 chávenas de açúcar em pó
1 chávena de cacau
2/3 chávena de natas para bater (devem estar frias)
1 colher de chá de aroma de baunilha
Bater todos os ingredientes na batedeira até formar um creme firme. Caso fique demasiado rijo, pode adicionar-se mais natas aos poucos, à medida que for necessário.
Esta receita rende uma quantidade generosa de creme.
Receita adaptada de Simplesmente Delícia
Bolo Ursinho
Para fazer o ursinho é necessário fazer o dobro da receita de bolo que publiquei acima: um para a cara, outro para as orelhas e focinho. Talvez um bolo e meio chegue, mas é mais difícil fazer meia receita e ter a certeza que sai bem. Mais vale prevenir! O que sobrar podem sempre congelar ou comer mais tarde.
Quanto ao creme, a receita acima chega perfeitamente.
Material necessário
3 cortadores redondos: grande (11 cm), médio (6 cm), pequeno (1 cm)
Pasta de açúcar pérola ou branca
Pasta de açúcar preta
Cola alimentar (ou geleia)
Saco de pasteleiro
Bico de pasteleiro em forma de estrela
Com cortador grande, cortar 3 círculos de bolo. Depois, cortar um desses círculos ao meio, o que formará as orelhas.
Colocar o círculo de bolo sobre o bolo inteiro e as metades sobre o prato, para formar as orelhas, colando os elementos com um pouco de creme de chocolate.
Cobrir todo o bolo com uma camada fina de creme de chocolate.
Cortar com o cortador grande um círculo de pasta de açúcar pérola. Fazer o mesmo com o cortador médio, dividindo este último círculo em dois. Colar o círculo grande de pasta sobre o círculo de bolo, formando o focinho, e colar as metades do círculo médio de pasta sobre as orelhas.
Cortar duas tiras finas iguais e formar o nariz com pasta de açúcar preta. Colar sobre o focinho, formando o nariz e a boca.
Cortar dois círculos médios de pasta de açúcar branca e dois círculos pequenos de pasta de açúcar preta. Formar os olhos e dispor sobre o bolo.
Encher o saco de pasteleiro com o creme de chocolate que sobrou e decorar todo o bolo para fazer o pelo do urso.
Até foi pena partir o bolo de tão bonito que estava... Mas também delicioso, lembrei-me tanto dele ontem à tarde, não ter um bocadinho do doce urso para comer...
ResponderEliminarBjs
Boa noite,eu gostaria de saber para quantas pessoas é o bolo de ursinho?
ResponderEliminarOlá! Obrigada pelo seu comentário. Esta receita de bolo dá para cerca de 20 pessoas.
Eliminar