domingo, 6 de março de 2016

Bolo de laranja inteira


Quem não gosta de um bolinho com um chá numa tarde de domingo? E se este for muito fácil e rápido de fazer? E se for feito apenas num recipiente e com medidas de chávena? Parece-me perfeito!

Para os que concordam com todas estas premissa, aqui está este bolo de laranja inteira que eu não fazia há anos! Por estranho que vos possa parecer a utilização da casca da laranja na massa do bolo, confiem. Basta cortar as laranja em quartos, juntar os ovos, e bater no liquidificar ou robot de cozinha. Juntar o resto dos ingredientes, bater e já está! É só isto!

É um bolo fofinho e macio, com um ligeiro travo a laranja. Se preferirem o bolo ainda mais molhado, podem juntar uma calda de açúcar e sumo de laranja. Eu fiz o bolo simples, sem mais nada e não senti falta da calda. Fica óptimo assim! Se o bolo fosse para rechear e decorar (e já tenho um recheio que quero muito experimentar com este bolo! Depois conto tudo), talvez já se justificasse deitar uma calda sobre o bolo.


Desta vez forrei a forma com papel vegetal. Foi apenas uma forma de dar um ar rústico. Adoro ver os bolos caseiros a saírem do forno com papel acastanhado do calor do forno. Faz-me lembrar as férias da Páscoa em Barroselas, Viana do Castelo, uma das raízes da minha família materna, onde, em cada casa de familiares, havia um pão-de-ló envolto em papel. Estes bolos eram sempre enormes, cozidos em fornos de lenha numa forma de barro, e muito amarelinhos pelo uso de ovos caseiros (que eu adoro usar nos bolos, mas que tenho muita dificuldade em encontrar em Lisboa). Espero um dia poder publicar a receita de pão-de-ló das tias de Barroselas aqui no blog!

Por agora fica aqui este bolo super simples e rápido!


Ingredientes:

  • 1 laranja inteira
  • 4 ovos
  • 1 chávena de óleo
  • 2 chávenas de açúcar
  • 2 chávenas de farinha
  • 1 colher de sopa de fermento

Preparação:

Num copo liquidificador ou robot de cozinha, colocar a laranja inteira (com casca) cortada em quartos e os ovos. Bater até a laranja se desfazer por completo. É muito importante bater bem a laranja, pois se ficarem bocadinhos de laranja o bolo poderá ficar amargo.

Juntar os restantes ingredientes e bater novamente.

Colocar numa forma untada e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 45 minutos.


2 comentários:

  1. Está tão amarelinho... Onde foste buscar os ovos caseiros?
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou assim por causa da laranja. Não consigo arranjar ovos caseiros em Lisboa! Tenho de ir à zona saloia buscar :P

      Eliminar