domingo, 27 de março de 2016

Bolo da Páscoa - Pão-de-ló com doce de ovos


Domingo de Páscoa, dia de almoço com a família, de decorar a casa, de dar presentes aos pequenos, de dar um passeio pelo jardim e apanhar um pouco de sol. Mas é um dia, para mim pelo menos, de cozinhar e de comer bem!

No entanto, esta Páscoa está a ser completamente diferente do normal. Não estou com a minha família, não dei presentes, na verdade pouco saí de casa. A minha mãe está no Minho, o meu pai está na Beira, o meu irmão em Paris, a minha irmã na Batalha! Tenho pena de não ter estado com nenhum deles, mas a vida às vezes tem destas coisas.


Desta vez passei a Páscoa apenas com o meu namorado. Isto não quer dizer que tenha sido uma Páscoa pior ou um dia menos feliz que as restantes, foi apenas diferente e, talvez, mais calma e sossegada.

Infelizmente, ele tem de trabalhar, o que impediria, de qualquer das formas, um almoço em família. Ele ali tem estado deste sexta-feira (para não contar os restantes finais de dia, depois do seu "trabalho diurno") em frente ao computador, praticamente sem pausas, dia e noite.

Mas lá por estarmos só os dois, não quer dizer que tenhamos de sacrificar as tradições e não possamos ter um almoço fora do normal! Portanto, houve o tradicional borrego, ainda que com um twist: costeletas de borrego com couscous e molho de iogurte. Para entrada, umas trouxas de cogumelos, bacon e mel em massa filo. E depois, para sobremesa, a grande estrela do almoço e que tem servido de decoração pascal cá em casa: um pão de ló recheado com doce de ovos e decorado com pasta de açúcar!

Bem, muitos puristas irão dizer que esta não é uma receita de pão-de-ló. E, de facto, não é de um pão-de-ló tradicional, que leva muitos ovos e que devem ficar a bater durante muito tempo juntamente com o açúcar. O problema é que este tipo de bolos não tem estrutura suficiente para aguentar o peso da pasta de açúcar e, provavelmente, o bolo acabaria por abater ou mesmo ruir. Esta receita que apresento é de um bolo mais forte e menos esponjoso do que o pão-de-ló, mas que não lhe fica na atrás! E com o doce de ovos é de comer e chorar por mais!


Quanto à decoração do bolo, devo dizer que estou bastante orgulhosa. Este coelhinho configura a minha primeira modelagem em pasta de açúcar! Nunca tinha feito trabalhos deste género e achava que nunca iria conseguir. Aliás, nunca tinha tentado porque achava que iria ser um verdadeiro desastre. Lembrava-me das aulas na escola com a plasticina em que nunca me saía nada de jeito! No dia em que comecei a fazer o coelho falei com a minha irmã ao telefone e disse-lhe mesmo: estou a tentar fazer um coelho, mas não sei se vai sair um gato, um cão, um urso ou outro animal qualquer. Afinal, parece mesmo um coelho e não foi tão difícil quanto antecipava. Acho que agora vou começar a arriscar mais e a experimentar novas modelagens.

Depois de ter o coelho da Páscoa pronto, acrescentei ao bolo algumas amêndoas de chocolate coloridas, uma cerca, duas árvores, dois pintainhos! Acho que resultou muito bem e combina perfeitamente com a época, juntando a Páscoa e a Primavera.

Deixo a receita do "pão-de-ló não tradicional" e do doce de ovos super fácil de fazer!


Pão-de-ló

Ingredientes
  • 3 ovos
  • 1 e 1/2 de chávena de açúcar
  • 1/2 chávena de chá de leite
  • 1/2 chávena de chá de óleo
  • 2 chávena de farinha
  • 1/2 colher de chá de fermento

Método

Bater muito bem as gemas com o açúcar.

Continuando a bater, juntar o leite e o óleo e, por último, a farinha e o fermento.

Bater as claras em castelo e envolver na massa.

Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 50 minutos.


Doce de ovos

Ingredientes
  • 4 gemas de ovos
  • 100 g de açúcar
  • 1 dl de água

Método

Num panela pequena levar ao lume a água e o açúcar. Deixar levantar fervura e ferver por 2 minutos.

Retirar do lume e deixar arrefecer ligeiramente.

Juntar as gemas batidas à calda e levar ao lume novamente, mexendo sempre, até engrossar. O doce engrossa rapidamente no lume, mas tenha sempre em consideração que este vai ficando mais espesso à medida que arrefece.



Sem comentários:

Enviar um comentário