domingo, 20 de março de 2016

Areias de Cascais


Hoje temos uma receita tradicional portuguesa: as famosas areias de Cascais. Quem não gosta?

Já não as fazia há tanto tempo! São tão simples, tão suaves, tão macias, parecem que se desfazem na boca. São os bolinhos perfeitos para o início da Primavera!

Confesso que na primeira vez que as fiz ficaram duras e sem graça. Deixei-as muito tempo no forno até ficarem ligeiramente douradas. É um erro tremendo! Têm de ficar entre 10 a 12 minutos no forno a 180ºC, nem mais nem menos. Devem ficar cozidas mas ainda branquinhas. Vão sair muito moles do forno, como acontece com a maioria das bolachas. Devem arrefecer ligeiramente no tabuleiro e passadas abundantemente por açúcar.


A receita é muitíssimo simples. Apenas três ingredientes, açúcar, farinha e manteiga. É só juntar tudo até fazer uma espécie de areia e formar as bolinhas. Aconselho que a manteiga esteja à temperatura ambiente para facilitar a união com o açúcar e a farinha. Se estiver muito fria não vai agarrar e as bolinhas desfazem-se. Caso isso aconteça, continue a mexer a massa e o calor das mãos vai aquecer ligeiramente a manteiga.

Aqui está a receita.



Ingredientes:

  • 1/3 de chávena de açúcar (mais um pouco para polvilhar)
  • 1 e 1/4 chávenas de farinha
  • 1/2 e 1/3 chávenas (100g) de manteiga

Método

Juntar o açúcar com a farinha.

Abrir uma cavidade no centro e adicionar a manteiga à temperatura ambiente e cortada em bocadinhos.

Amassar com a ponta dos dedos (ou com uma batedeira, usando a pá para massas) até formar uma espécie de areia.

Formar bolinhas pressionando a massa com as mãos. Dispor sobre um tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 12 minutos.

Retirar do forno e deixar as areias arrefecerem por alguns minutos. Passar os bolinhos ainda mornos por açúcar e deixar arrefecer mais um pouco.




Sem comentários:

Enviar um comentário