terça-feira, 12 de abril de 2016

Bolo da Elsa


3 de Abril foi o dia de aniversário da minha queridíssima amiga Elsa. Como calhou num domingo (para além de o dia seguinte ser dia de trabalho, eu ia para Roma nesse dia de manhã), foi feito um jantar muito intimista, em sua casa, no sábado para comemorar o aniversário.

Cada conviva trouxe qualquer coisinha para o jantar, umas bebidas, um conjunto de loiça descartável, uma mesa comprida e estava feita a festa! Ora sai frango assado, saem folhados de enchidos, sai couscous com legumes, sai a bela da lasanha, sai queijada de laranja, sai pão-de-ló húmido. E a ementa estava fechada para aquela noite.

Eu só me tinha comprometido a levar a lasanha. Ninguém do grupo de amigos perguntou: "Mas que estranho. A Inês não leva um doce?!" Ainda bem que não perguntaram! Porque de certeza (de certezinha) que não iria conseguir guardar segredo e contaria a toda a gente! Claro que fiz um bolo de aniversário! O que seria uma festa de anos sem um bolo?


Na verdade, andava a pensar neste bolo há uns meses. A Elsa adora pandas! Não gosta, adora mesmo! Portanto, sabia que o bolo teria de incluir (pelo menos) um panda. Como tinha experimentado na Páscoa a modelagem do coelhinho, que tinha corrido bem, achei que seria uma boa oportunidade para tentar novamente esta técnica. O tema estava escolhido!

A seguir veio outro problema: os pandas são pretos e brancos (verdade de La Palice), por isso conseguiria conceber um bolo harmonioso e com as cores bem conjugadas, com um boneco de tonalidades tão contrastantes e vistosas?

Se a Elsa gosta de pandas, vai ter um panda a sério! Decidi assumir o protagonismo do boneco e fi-lo bem grande e coloquei-o no centro do bolo. Tal como aconteceu com o coelho, o panda foi, sem dúvida, o maior desafio do bolo e ainda demoro algum tempo a incorporar todos os pormenores nos bonecos. A prática irá acelerar o processo.


O resto da decoração é bastante feminina (pensando nos gostos da aniversariante, e já agora também nos meus): rosa muito clarinho, uma barra pérola com recortes triangulares e umas rosinhas em rosa escuro e folhas em verde água. O rosa é o tom preferido da Elsa e, por isso, estava escolhido desde o início. A minha inspiração principal foram os tecidos que se usavam nas cozinhas dos anos 50 e que hoje se veem muito nos objectos de estilo vintage (e que eu adoro!).

Quanto ao sabor do bolo, desta vez não arrisquei demasiado. Tendo em conta que era uma festa (ainda que não muito grande), não queria que o bolo de aniversário não corresse bem. Fui buscar a minha receita preferida, a de bolo de noz fingida (que vocês já conhecem bem), cortei o bolo em três partes (molhadas com calda de açúcar) e recheei com doce de ovos. Como sempre, ficou óptimo! E esta opinião não é só minha. Este bolo não falha!


Espero mesmo que a Elsa tenha gostado tanto da decoração, como do próprio bolo. Até porque lhe devo um grande agradecimento pelo apoio enorme que tem dado a este blog (e não só!), através de mensagens de incentivo, comentários na página de Facebook, "likes" nas publicações, leitura efectivas dos meus posts, divulgação do blog junto de amigos e familiares (já que eu tinha vergonha de o fazer), partilhas, experimentação de receitas...este é um projecto que também é dela. Por isso, obrigada Elsa!




2 comentários:

  1. A culinária, especialmente a doce, sempre foi uma aventura para ti. Lembro-me sempre do famoso bolo de Natal feito em fases, com três coroas de suspiro sobrepostas e recheado... Pena foi que, na época, não tivéssemos feito reportagem fotográfica para agora mostrar a todos as habilidades de uma menina de 13 ou 14 anos... Claro que só poderia evoluir para coisas mais desafiantes e esta é uma delas... Adorei! Aliás, todos que vão vendo as tuas criações, tem a mesma reacção. Ainda por cima quando se trata de alguém que é quase autodidacta... Por outro lado, gosto imenso de ler os teus posts. Beijinhos minha Linda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :D Esse bolo tem mesmo de ser recuperado! Que bom que era! Demorava uma tarde inteirinha a fazer. Rodelas de suspiro e cacau recheadas com mousse de chocolate negro, depois decorado com uma auréola de chocolate e uns suspiros desenhados a saco de pasteleiro. Toda a gente adorava! Já agora...inscrevi-me em mais um curso de cake design :) Sou cada vez menos autodidacta. Beijinhos

      Eliminar