sábado, 13 de fevereiro de 2016

Bolachas cupido - Bolachas red velvet


Amanhã é dia de S. Valentim! Que tal umas bolachas red velvet?

Estas bolachas são super fáceis de fazer. Basta agarrar na batedeira e ir lançando os ingredientes para uma taça. Mais fácil não há!

A utilização do corante é completamente opcional. Não altera em nada o sabor ou textura das bolachas, só melhora um pouco aspecto. Para quem o quiser usar, aconselho a utilização de corantes em gel ou pasta. Os corantes em líquido podem modificar um pouco o equilíbrio entre ingredientes secos e líquidos e levar a que a receita não resulte. Para além disso, a pasta ou gel deixam uma cor mais intensa com pouca quantidade de produto. No meu caso, usei um corante em pasta da marca PME, na cor "brick red", o que levou a que bolachas não ficassem num vermelho muito vivo. Podem sempre usar um tom mais aberto que resultará, certamente, muito melhor.

Queria fazer uma bolachas com um formato diferente do tradicional coração, por isso peguei no cortador geralmente usado para os bonecos gingerbread do Natal e nuns cortadores em forma de asas de anjo e saiu um cupido! Os dois elementos do cupido, corpo e asas, foram cozidos individualmente e foram colados depois de frios com um pouco de chocolate derretido.


Quanto às decorações, desta vez não usei glacê real, como é costume nas bolachas. Fiz toda a decoração com chocolate derretido através de um saco de pasteleiro, montado com um bico redondo muito fino (número 2 da Wilton). Podem dar azo à vossa imaginação para os desenhos, pois o chocolate é muito versátil e muito fácil de utilizar. Sinceramente gostei mais de trabalhar com o chocolate do que com o glacê. Consegui desenhar facilmente corações, linhas direitas, linhas curvas, bolinhas...

As sobras de massa usei para fazer uns corações. Foram depois mergulhados em chocolate derretido e decoradas com mais chocolate!

Pensava que estas bolachas seriam apenas mais umas. Umas bolachas boas para o café ou para lanche mas que rapidamente toda a gente iria esquecer. Digo-vos já que não! Superaram completamente as minhas expectativas! Têm uma textura suave, embora ainda mantendo a firmeza de uma bolacha, com um ligeiro sabor a cacau e que faz um ligação perfeita, sobretudo, com o chocolate branco. Absolutamente fantásticas!


Ingredientes
  • 150 g (10 colheres de sopa) de manteiga à temperatura ambiente
  • 1 chávena de açúcar em pó
  • 1 colher de sopa de corante vermelho (em gel ou pasta)
  • 1 ovo grande
  • 1/2 colher de chá de baunilha
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1 e 3/4 chávenas de farinha

Preparação

Na batedeira, bater a manteiga com o açúcar até formar um creme macio.

Juntar o corante, o ovo, a baunilha e o cacau e bater novamente.

Continuando a bater, adicionar a farinha aos poucos. Misturar até todos os ingredientes estarem bem unidos e formarem uma massa uniforme.

Formar uma bola com a massa e envolver com película aderente. Levar ao frigorífico por, pelo menos, 30 minutos (quando mais tempo deixar no frio, mais fácil se torna o trabalho com esta massa).

Numa superfície bem enfarinhada, esticar a massa com o rolo e cortar as bolachas com os cortadores. Esta massa é um pouco mole e à medida que vai aquecendo vai-se tornando pegajosa. Caso seja difícil trabalhá-la, leve-a novamente ao frigorífico.

Dispor as bolachas num tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 180º por 8 minutos. Deixar arrefecer completamente e decorar com o chocolate.



Para a decoração
  • 100 g de chocolate branco
  • 100 g de chocolate de leite
Partir os chocolates em pedaços pequenos e, em taças separadas, levar ao microondas na potência média por uns minutos. É importante ir parando o microondas de 1 em 1 minuto para o chocolate não queimar.

Está pronto a usar num saco de pasteleiro! Caso o chocolate solidifique dentro do saco, com um isqueiro ou fósforo, passe a chama pelo bico de pasteleiro por breves segundos. O chocolate voltará a derreter e poderá continuar o trabalho. Este procedimento só é possível, obviamente, para os bicos de pasteleiro metálicos.



Sem comentários:

Enviar um comentário