Se um
twix e uma bolacha
oreo tivessem um filho, acho que seria uma mistura explosiva deste tipo que sairia. Caramelo, mais chocolate, mais o sabor da baunilha do creme das bolachas. Há coisa melhor do que misturar as guloseimas preferidas numa só receita? Acho que tenho de fazer isto mais vezes.
Esta tarte é uma junção intensa de chocolate, caramelo muito claro (e portanto muito doce), bolachas oreo e...sal. É, na verdade, uma mistura de várias sensações numa colherada: doce, salgado e um ligeiro amargo do chocolate. É a experiência de sabores completa!
Desta vez tive imensos provadores! Uns adoraram, outros ficaram um pouco "confusos" pelo sabor forte a sal. O primeiro impacto pode ser estranho, mas acho que, em parte, a culpa também foi minha. Coloquei algumas pedras de sal marinho sobre o ganache, e este é um condimento muito intenso. Por isso, na receita em baixo, substituí o sal marinho por flor de sal, que é mais fina e menos impositiva no sabor. No entanto, quem quiser ter a "experiência total" pode sempre colocar o sal marinho.
O sal pode não ser para todos mas, sinceramente, acho que sem o sal esta tarte seria muito enjoativa. Só dava mesmo para experimentar uma fatia muito pequenina. O sal corta o açúcar do chocolate e do caramelo e alivia a sensação adocicada.
Portanto, é isto. Uma tarte cujo sabor se desenvolve em duas camadas de chocolate (primeiro na crosta de
oreos e depois na cobertura de ganache), num interior de caramelo de açúcar amarelo e manteiga, e numa pincelada superior de pequenas explosões salgadas. E o melhor é que não precisa de ir ao forno!
Não vos parece mal, pois não? Ora vejam a receita e as fotografias desta beleza.
Ingredientes e preparação dos elementos
Para a crosta:
- 350 g de bolachas tipo oreo
- 8 colheres de sopa de manteiga sem sal
No processador (ou com um rolo da massa), esmigalhar as bolachas até estarem praticamente em pó.
Juntar a manteiga derretida às bolachas e mistura até surgir uma massa.
Pressionar a massa sobre uma tarteira para formar a crosta da tarte.
Levar ao frigorífico por 30 minutos.
Para o caramelo:
- 2/3 de chávena de açúcar amarelo
- 8 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 1/4 de chávena de natas para bater
Num tacho pequeno, colocar o açúcar e a manteiga. Levar ao lume médio, mexendo sempre, até começar a ferver. Deixar borbulhar por mais um minuto e desligar o fogo.
Juntar as natas e mexer até ficar homogéneo.
Deixar arrefecer por 15 minutos.
Para o ganache:
- 400 g de chocolate semi-amargo
- 1 e 1/4 chávenas de natas para bater (mais ou menos 1 pacote e meio)
- Flor de sal
Partir o chocolate em bocados e colocar num recipiente.
Levar as natas ao lume médio até começarem a fervilhar.
Deitar as natas sobre o chocolate e deixar descansar por 5 minutos.
Mexer até estar um creme liso e brilhante.
Antes de servir, guarnecer com flor de sal.
Montagem da tarte
Depois de esperar os 30 minutos de refrigeração da crosta e os 15 minutos de arrefecimento do caramelo, deitar o caramelo sobre a crosta, numa camada fina. Levar ao frigorífico por 30 a 45 minutos, para o caramelo solidificar.
Passado esse tempo, deitar gentilmente o ganache de chocolate sobre o caramelo. Com uma espátula ou colher, alisar o ganache. Refrigerar por pelo menos 30 minutos ou até servir a tarte.
Guarnecer com flor de sal a gosto.