Esta receita de scones é mesmo super rápida. É um instantinho até termos uns scones quentinhos em cima da mesa para a hora do lanche ou para o pequeno-almoço. Já houve tempos em que me levantei mais cedo e fazer estes scones antes de ir trabalhar de tão rápidos que sao. Quem sabe em breve não o volto a fazer...
A receita que aqui apresento é a básica para fazer scones e que pode ser adaptada com novos ingredientes. Basta juntar uma raspa de limão ou laranja e o sabor muda rapidamente. Pode adicionar ainda frutas ou frutos secos para aumentar a densidade de sabor e textura. Mas digo-vos que ficam óptimos simples! São estaladiços por fora e macios por dentro. Claro, que se gostarem de scones mais doces, podem juntar mais algumas colheres de açúcar. Eu prefiro estes bolinhos menos doces e juntar um pouco de doce ou de geleia. Fica ao vosso critério.
Podem achar um pouco estranha a forma de medir o leite, o ovo e óleo, assim como a mistura da massa com uma faca. Têm apenas uma justificação: simplificar o processo. Esta medida permite utilizar menos óleo, não alterando o sabor ou o aspecto dos scones. Para além disso, permite uma mais fácil memorização da receita. A faca facilita bastante a formação da massa. Podem fazer com uma colher ou espátula? Claro! Se acho que devem experimentar a faca? Sim! Vão-se render à faca, de certeza.
Aqui está a receita. Desta vez, rendeu sete scones grandes. Depende muito do tamanho que os fazem. Para os mais gulosos (como eu e o meu namorado), esta receita dá apenas para duas pessoas!
Ingredientes
- 2 chávenas de farinha
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de café de fermento
- 1 pitada de sal
- 1 ovo
- leite
- óleo
Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Peneirar a farinha e o fermento para um recipiente. Juntar o açúcar e o sal.
Encher uma chávena até meio com o leite. Na mesma chávena, deitar o ovo sobre o leite. Preencher o espaço restante da chávena com o óleo.
Juntar estes ingredientes à farinha e açúcar e misturar com uma faca até obterem uma massa elástica.
Formar os bolinhos com a ajuda de duas colheres de sopa.
Num tabuleiro forrado com um tapete de silicone ou papel vegetal, levar ao forno por 20 minutos ou até ficarem dourados.
Receita adaptada de Baking in Lisbon
Também quero!!!! Já comi antes e eram muito bons. Temos que retomar os fins de semana gastronómicos para saírem todas as delicias que a Gê sabe fazer... Claro que a Belinha e o Carlos também concorrem. Eu, só se for a lavar loiça! Bjs
ResponderEliminar