domingo, 5 de fevereiro de 2017

Bolo Cinderela


Olá, nesta noite escura e chuvosa!

Para aquecer um pouquinho este período tão fresquinho, temos um bolo que nos aquece um pouco, nem que seja o coração: o bolo de aniversário da minha sobrinha Nô. Por escolha da própria Nô, tivemos um bolo com o tema Cinderela. Não me perguntem onde uma menina de três anos, que ainda não tem capacidade de concentração para ficar quietinha em frente a uma televisão a ver uma filme que dure mais de uma hora, foi buscar esta ideia da Cinderela!




A verdade é que a Cinderela já não está na moda. São desenhos animados já antigos, considerados clássicos que, com a oferta de filmes de animação que temos hoje em dia, estão para muitos (ou para todos) praticamente esquecidos. De vez em quando lá aparece algum merchandising com estas princesas, em que no mesmo objecto misturam um sem número de bonequinhas da Disney. Hoje, as meninas querem bolos com os seus desenhos preferidos da televisão (geralmente no canal Panda) que vêem em sucessivos episódios.



A Nô quis algo diferente! Perguntei à minha irmã, mãe da fofinha Nô, onde foi a pequena buscar esta fixação com a Cinderela. Nem ela sabia! A Nô nunca vira o filme e nunca havia falado em tal princesa. Decidi ir à fonte e perguntei directamente à Nô: seria por causa do vestido azul? Pelo sapato de cristal? Pelo castelo encantado? Recebi uma resposta bastante directa e, talvez, até rabugenta: "Não sei!" Pronto, não sabe. Não insisti e fiz o que a minha querida sobrinha pediu. No fundo, tenho alguma pena que não tenha escolhido a Bela Adormecida, a suave Aurora, com tantas referências ao período medieval, ou a exótica Jasmin, do filme Aladino. Mas essas eram as minhas princesas preferidas e não as da Nô. Fica para a próxima!



Na verdade, a escolha da Cinderela foi tão estranha para mim como para os convidados da festa. Vários identificaram o bolo como sendo do filme Frozen! A confusão é compreensível. A cor principal do bolo é o azul, a boneca sobre o bolo é loira e o Frozen é um dos filmes da moda, que as miúdas pedem bastante para os bolos, ao contrário da Cinderela.



Sobre a decoração do bolo, pela primeira vez tive a coragem de tentar modelar uma figura humana. O processo foi difícil e demorado, com algumas horas dispendidas entre as diversas partes do corpo. Acho que não me saí mal! Ainda mais tendo em conta que não tenho qualquer preparação anterior para este tipo de trabalhos, nunca fiz nenhuma formação deste género. Depois, para além da princesa, no topo do bolo vemos um recorte simples do palácio encantado e que serve de cenário à Cinderela. O bolo superior foi ainda ornamentado com folhos de pasta de açúcar em tons de azul e branco. No andar de baixo, a carruagem criada a partir de uma abóbora pela varinha de condão da Fada Madrinha espera a princesa.

Posso aqui confessar que este bolo quase precisou de uma Fada Madrinha: foi feito em tempo recorde e, num primeiro momento, só mesmo a magia da sua varinha o poderia salvar do desastre. No final, a Fada Madrinha não apareceu, mas um qualquer feitiço transformou este bolo de Gata Borralheira num verdadeiro bolo de Cinderela. E a Cinderela foi ao baile...


Sem comentários:

Enviar um comentário