Ontem foi o meu aniversário :) Ao contrário do que aconteceu em anos anteriores decidi encher-me de coragem e fazer o meu bolo e decorá-lo. Não é que não costume fazer bolos ou outro tipo de sobremesas em reuniões de família. Antes pelo contrário. Essa até costuma ser a minha tarefa: sobremesa? Não se preocupem! Eu faço! Mas o bolo de aniversário é sempre diferente e é quase uma tradição familiar comprá-lo numa pastelaria. Comprando fora, como dizem os brasileiros, "não tem erro!". A pressão era enorme!
Para além disso, era também a primeira vez que ia decorar um bolo totalmente com pasta de açúcar (depois de um primeiro ensaio com um bolo muito pequenino) e fazer um bolo de dois andares. Tudo podia correr mal! O bolo, o recheio, a cobertura, a escolha de cores para a decoração, a colocação da pasta de açúcar, os detalhes decorativos e, se já não fosse suficiente, o bolo inferior podia ruir e afundar com o peso do bolo superior. Portanto, podia ter sido uma catástrofe! Mas...não foi. Correu tudo muito bem!
Quanto à decoração deixo-vos algumas fotografias, mas não vos vou maçar com isso. Até porque estou longe de ser uma especialista na matéria. Caso pretendam iniciar-se no mundo do
cake design aconselho a se inscreverem num curso para a aprenderem os passos mais básicos. Eu fiz um workshop
low cost na
Isto faz-se (www.istofaz-se.pt/v3/), uma loja de produtos para
cake design que tem estabelecimentos com aulas diversas em Lisboa, Massamá, Porto e Albufeira. Eu frequentei o workshop de Lisboa e gostei bastante! Aconselho vivamente. Aprendi em apenas 3 horas os princípios estruturais da decoração com pasta de açúcar de forma simples e rápida (e barata). Voltarei lá em breve para mais cursos!
Deixo-vos então a receita do bolo. Procurei um bolo diferente. Estava um bocadinho cansada dos bolos tradicionais de aniversário: o pão-de-ló com doce de ovos, o bolo de chocolate, o brigadeiro. Queria algo com sabores diferentes e que não fosse demasiado doce. Precisava de um bolo preferencialmente fácil e rápido de fazer e com cobertura e recheio. Depois de muito pensar, decidi que queria um bolo de café. Procurei pela internet e deparei-me com a receita de bolo de café e noz de uma pessoa que eu admiro bastante: a Nigella Lawson. Não é que tivesse alguma dúvida das capacidades da Nigella (antes pelo contrário!), mas decidi ler os comentários de pessoas que tivessem experimentado a receita para a certeza que o bolo era bom. As opiniões eram unânimes: o bolo é fantástico! Não era preciso procurar mais. Este era o meu bolo de aniversário!
Publico a receita original da Nigella Lawson mas deixo-vos alguns conselhos, sobretudo, para quem quiser decorá-lo com pasta de açúcar. Esta receita rende bastante, pelo que fica um bolo grande (embora no site a Nigella refira apenas 8 fatias!). Com estas quantidades consegui fazer um bolo de dois andares! É certo que não saiu um bolo muito alto, mas ainda assim foram dois andares feitos com formas redondas de 15 cm e 20 cm de diâmetro. Quanto à cobertura e recheio, penso que deve funcionar muito bem num
naked cake, mas para colar a pasta de açúcar não resulta tão bem. O que fiz foi seguir a receita da Nigella e dividir o creme ao meio: uma metade para o recheio e outra para a cobertura. O recheio fica exactamente como diz a receita, a cobertura coloquei novamente no processador e juntei duas colheres de leite para ser mais fácil de espalhar e ficar ligeiramente mais líquida. Assim, a pasta de açúcar não sai do seu lugar.
Toda a receita é feita num processador mas penso que será fácil adaptar à batedeira ou mesmo a fazer à mão. Se experimentarem estes métodos, digam-me como ficou!
Espero que gostem!
Para o bolo:
Ingredientes
- 50 g de nozes
- 225 g de açúcar
- 225 g de manteiga sem sal
- 200 g de farinha
- 4 colheres de sopa de café em pó
- 2 1/2 colheres de sobremesa de fermento
- 1/2 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
- 4 ovos grandes
- 2 colheres de sopa de leite
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180º C.
Colocar no processador as nozes e o açúcar e picar até formar um pó grosso.
Adicionar a manteiga sem sal, o café, o fermento, o bicarbonato de sódio e os ovos ao pó de nozes e açúcar. Picar até formar uma massa.
Juntar o leite pela chaminé do processador para amolecer um pouco a mistura.
Dividir a massa por duas formas iguais de 20 cm de diâmetro, untadas com manteiga e com o fundo forrado com papel vegetal, e levar ao forno por 25 a 30 minutos.
Retirar os bolos do forno e deixar arrefecer completamente.
Colocar um dos bolos num prato de servir e cobrir com o recheio. Assentar o outro bolo por cima e espalhar a cobertura por toda superfície do bolo.
Para o recheio e cobertura:
Ingredientes
- 350 g de açúcar em pó
- 175 g de manteiga sem sal ligeiramente amolecida
- 2 1/2 colheres de sobremesa de café em pó (diluído em 1 colher de sopa de água a ferver)
Preparação
Colocar o açúcar em pó no processador e picar até ficar sem grumos.
Juntar a manteiga sem sal e picar novamente. Adicionar o café e bater até formar uma massa suave.