domingo, 27 de setembro de 2015

Scones (rápidos)



Esta receita de scones é mesmo super rápida. É um instantinho até termos uns scones quentinhos em cima da mesa para a hora do lanche ou para o pequeno-almoço. Já houve tempos em que me levantei mais cedo e fazer estes scones antes de ir trabalhar de tão rápidos que sao. Quem sabe em breve não o volto a fazer...

A receita que aqui apresento é a básica para fazer scones e que pode ser adaptada com novos ingredientes. Basta juntar uma raspa de limão ou laranja e o sabor muda rapidamente. Pode adicionar ainda frutas ou frutos secos para aumentar a densidade de sabor e textura. Mas digo-vos que ficam óptimos simples! São estaladiços por fora e macios por dentro. Claro, que se gostarem de scones mais doces, podem juntar mais algumas colheres de açúcar. Eu prefiro estes bolinhos menos doces e juntar um pouco de doce ou de geleia. Fica ao vosso critério.

Podem achar um pouco estranha a forma de medir o leite, o ovo e óleo, assim como a mistura da massa com uma faca. Têm apenas uma justificação: simplificar o processo. Esta medida permite utilizar menos óleo, não alterando o sabor ou o aspecto dos scones. Para além disso, permite uma mais fácil memorização da receita. A faca facilita bastante a formação da massa. Podem fazer com uma colher ou espátula? Claro! Se acho que devem experimentar a faca? Sim! Vão-se render à faca, de certeza.

Aqui está a receita. Desta vez, rendeu sete scones grandes. Depende muito do tamanho que os fazem. Para os mais gulosos (como eu e o meu namorado), esta receita dá apenas para duas pessoas!



Ingredientes
  • 2 chávenas de farinha
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de café de fermento
  • 1 pitada de sal
  • 1 ovo
  • leite
  • óleo

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Peneirar a farinha e o fermento para um recipiente. Juntar o açúcar e o sal.
Encher uma chávena até meio com o leite. Na mesma chávena, deitar o ovo sobre o leite. Preencher o espaço restante da chávena com o óleo.
Juntar estes ingredientes à farinha e açúcar e misturar com uma faca até obterem uma massa elástica.
Formar os bolinhos com a ajuda de duas colheres de sopa.



Num tabuleiro forrado com um tapete de silicone ou papel vegetal, levar ao forno por 20 minutos ou até ficarem dourados.



Receita adaptada de Baking in Lisbon


domingo, 20 de setembro de 2015

Semifrio de lima


A última receita do meu aniversário. Uma sobremesa não muito doce e que tem um ligeiro travo de acidez da lima. Muito fresca para os tempos quentes de verão :)

Fiz o semifrio numa forma de bolo de inglês. Podem fazer noutras formas, desde que não sejam demasiado grandes, senão o semifrio ficará muito baixo.

Aqui vai a receita.

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado (397 g ou 304 ml)
  • 1 pacote de natas (200 ml)
  • 1 1/2 pacote de bolachas torradas (300 g)
  • 1/2 chávena de sumo de lima
  • raspas de lima
Preparação

Misturar o leite condensado, as natas e o sumo de lima até formar uma massa homogénea. 

Deixar descansar dez minutos (se não houver tempo pode ignorar-se este passo).



Numa forma rectangular pequena forrada com película aderente colocar uma camada fina da mistura de lima e uma camada de bolachas sobre ela. Repetir este processo até terminar as bolachas. A última camada deve ser de bolachas. As camadas de creme devem ser muito finas.




Com o restante creme de lima, preencher os espaços laterais vazios entre o semifrio e as paredes da forma.

Colocar no frigorífico durante pelo menos 3 horas. O ideal é deixar de um dia para o outro.

Desenformar com a ajuda da película aderente e enfeitar com as raspas de lima.


Trança folhada de maçã


Mais uma receita que fiz para o meu aniversário!

Precisava uma receita simples e rápida, já que queria passar mais tempo na decoração do bolo de aniversário do que nas sobremesas. Encontrei esta maravilhosa receita com maçã! Uma fruta da época e que o meu querido namorado adora em todos os doces. Não podia ser mais perfeito!

É tão fácil que pode ser feita sem receita. Deixo-vos as medidas que usei, mas podem aumentar ou diminuir as doses ao vosso gosto. O mesmo acontece com o formato da "tarte" e da base de massa folhada (tanto faz ser quadrada ou redonda). Fiz em forma de trança porque achei bonito e prático. Existem outras hipóteses, como cortar a massa ao meio e colocar uma metade por baixo do recheio e outra por cima; comprar duas bases de massa e fazer uma tarte redonda tradicional; mini-tartes; fazer decorações com cortadores de biscoitos ou de pasta de açúcar; entrelaçar as massa em pequenas tranças. Tantas possibilidades para uma receita tão simples! Estas são as minhas preferidas :) Infelizmente não tirei uma fotografia do corte da massa e como a entrancei. Existem, no entanto, várias fotografias e vídeos na internet se tiverem alguma dificuldade, mas é muito simples. Basta fazer vários cortes horizontais (quantos quiserem!) com larguras iguais nos dois lados da massa (com o recheio no centro) e colocarem os cortes de massa sobre o recheio de forma alternada.

Deixo-vos a receita.


Ingredientes:


  • 1 base de massa folhada
  • 2 maçãs (usei Royal Gala)
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 gema
  • açúcar em pó
  • framboesas
  • folhas de hortelã
Preparação

Cortar as maçãs em fatias finas.



Esticar a massa e colocar as fatias de maçã no centro, deixando duas margens de massa em ambos os lados.

Espalhar o açúcar, a manteiga em bocadinhos e a canela sobre as maçãs.


Fazer cortes horizontais com larguras iguais nas margens de massa. Fechar a massa em forma de trança, colocando os cortes de massa sobre o recheio de forma alternada.


Pincelar com uma gema de ovo e levar ao forno pré-aquecido a 180º C por 30 minutos.

Deixar arrefecer e decorar com o açúcar em pó, as framboesas e as folhas de hortelã.





Bolo de café e noz


Ontem foi o meu aniversário :) Ao contrário do que aconteceu em anos anteriores decidi encher-me de coragem e fazer o meu bolo e decorá-lo. Não é que não costume fazer bolos ou outro tipo de sobremesas em reuniões de família. Antes pelo contrário. Essa até costuma ser a minha tarefa: sobremesa? Não se preocupem! Eu faço! Mas o bolo de aniversário é sempre diferente e é quase uma tradição familiar comprá-lo numa pastelaria. Comprando  fora, como dizem os brasileiros, "não tem erro!". A pressão era enorme!

Para além disso, era também a primeira vez que ia decorar um bolo totalmente com pasta de açúcar (depois de um primeiro ensaio com um bolo muito pequenino) e fazer um bolo de dois andares. Tudo podia correr mal! O bolo, o recheio, a cobertura, a escolha de cores para a decoração, a colocação da pasta de açúcar, os detalhes decorativos e, se já não fosse suficiente, o bolo inferior podia ruir e afundar com o peso do bolo superior. Portanto, podia ter sido uma catástrofe! Mas...não foi. Correu tudo muito bem!

Quanto à decoração deixo-vos algumas fotografias, mas não vos vou maçar com isso. Até porque estou longe de ser uma especialista na matéria. Caso pretendam iniciar-se no mundo do cake design aconselho a se inscreverem num curso para a aprenderem os passos mais básicos. Eu fiz um workshop low cost na Isto faz-se (www.istofaz-se.pt/v3/), uma loja de produtos para cake design que tem estabelecimentos com aulas diversas em Lisboa, Massamá, Porto e Albufeira. Eu frequentei o workshop de Lisboa e gostei bastante! Aconselho vivamente. Aprendi em apenas 3 horas os princípios estruturais da decoração com pasta de açúcar de forma simples e rápida (e barata). Voltarei lá em breve para mais cursos!

Deixo-vos então a receita do bolo. Procurei um bolo diferente. Estava um bocadinho cansada dos bolos tradicionais de aniversário: o pão-de-ló com doce de ovos, o bolo de chocolate, o brigadeiro. Queria algo com sabores diferentes e que não fosse demasiado doce. Precisava de um bolo preferencialmente fácil e rápido de fazer e com cobertura e recheio. Depois de muito pensar, decidi que queria um bolo de café. Procurei pela internet e deparei-me com a receita de bolo de café e noz de uma pessoa que eu admiro bastante: a Nigella Lawson. Não é que tivesse alguma dúvida das capacidades da Nigella (antes pelo contrário!), mas decidi ler os comentários de pessoas que tivessem experimentado a receita para a certeza que o bolo era bom. As opiniões eram unânimes: o bolo é fantástico! Não era preciso procurar mais. Este era o meu bolo de aniversário!

Publico a receita original da Nigella Lawson mas deixo-vos alguns conselhos, sobretudo, para quem quiser decorá-lo com pasta de açúcar. Esta receita rende bastante, pelo que fica um bolo grande (embora no site a Nigella refira apenas 8 fatias!). Com estas quantidades consegui fazer um bolo de dois andares! É certo que não saiu um bolo muito alto, mas ainda assim foram dois andares feitos com formas redondas de 15 cm e 20 cm de diâmetro. Quanto à cobertura e recheio, penso que deve funcionar muito bem num naked cake, mas para colar a pasta de açúcar não resulta tão bem. O que fiz foi seguir a receita da Nigella e dividir o creme ao meio: uma metade para o recheio e outra para a cobertura. O recheio fica exactamente como diz a receita, a cobertura coloquei novamente no processador e juntei duas colheres de leite para ser mais fácil de espalhar e ficar ligeiramente mais líquida. Assim, a pasta de açúcar não sai do seu lugar.

Toda a receita é feita num processador mas penso que será fácil adaptar à batedeira ou mesmo a fazer à mão. Se experimentarem estes métodos, digam-me como ficou!

Espero que gostem!



Para o bolo:

Ingredientes

  • 50 g de nozes
  • 225 g de açúcar
  • 225 g de manteiga sem sal
  • 200 g de farinha
  • 4 colheres de sopa de café em pó
  • 2 1/2 colheres de sobremesa de fermento
  • 1/2 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • 4 ovos grandes
  • 2 colheres de sopa de leite

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180º C.
Colocar no processador as nozes e o açúcar e picar até formar um pó grosso.


Adicionar a manteiga sem sal, o café, o fermento, o bicarbonato de sódio e os ovos ao pó de nozes e açúcar. Picar até formar uma massa. 


Juntar o leite pela chaminé do processador para amolecer um pouco a mistura.
Dividir a massa por duas formas iguais de 20 cm de diâmetro, untadas com manteiga e com o fundo forrado com papel vegetal, e levar ao forno por 25 a 30 minutos.
Retirar os bolos do forno e deixar arrefecer completamente.


Colocar um dos bolos num prato de servir e cobrir com o recheio. Assentar o outro bolo por cima e espalhar a cobertura por toda superfície do bolo.


Para o recheio e cobertura:

Ingredientes
  • 350 g de açúcar em pó
  • 175 g de manteiga sem sal ligeiramente amolecida
  • 2 1/2 colheres de sobremesa de café em pó (diluído em 1 colher de sopa de água a ferver)

Preparação

Colocar o açúcar em pó no processador e picar até ficar sem grumos.
Juntar a manteiga sem sal e picar novamente. Adicionar o café e bater até formar uma massa suave.