domingo, 29 de maio de 2016

Curso Wilton 3 - Pasta de açúcar e massa elástica



A minha formação em decoração de bolos continua. Acho importante ter uma base de instrução forte nesta área para conseguir fazer decorações cada vez mais elaboradas.

Na sexta-feira foi dia do curso Wilton 3 - Pasta de açúcar e massa elástica! Há uns meses há havia frequentado o Wilton 1 - Creme de manteiga e, em ambos, aprendi bastante.

Penso que o ponto forte deste curso 3 é a aprendizagem de diferentes técnicas para fazer flores, com as quais ainda não tinha grande experiência ou, em alguns casos, praticamente nenhuma.


Assim, neste curso aprendi a fazer cinco tipos de flores, todos com formas diversas de construção. Como podem ver nas fotografias, agora já sei como fazer cravos, malmequeres, jarros, crisântemos e rosas. As rosas já tinha feito algumas, mas com uma técnica completamente diferente. Esta é a chamada Rosa Wilton, que tem uma fórmula de concepção muito própria e um aspecto muito mais realista. Confesso que é um pouco difícil de acertar com esta rosa, mas fica linda.


Para além disso, fizemos um laço pequeno, um laço enorme, cheio de laçadas cruzadas, e alguns folhos.

Finalmente, uma das partes mais entusiasmantes da aula foi a pintura em bolo com corantes em gel. Eu não tenho grande jeito para pintura (para não dizer nenhum!). Fiz algumas tentativas em adolescente, com tintas acrílicas sobre tela. Mas pintar, definitivamente não é a minha praia. Deixo essa parte para as pessoas talentosas e ficarei pela observação e estudo das pinturas que é, de facto, a minha área de trabalho.


Pelas fotografias percebem que tentei pintar um campo de flores e umas rosas com folhas no laço, com uma linhas em amarelo, remetendo para os desenhos em porcelana. Ficou bonitinho! Na verdade já não tive muito tempo para acabamentos. A aula já estava mesmo a acabar e fiz tudo um pouco à pressa. Talvez com algum treino consiga fazer pequenos desenhos simples em bolos. Veremos...

Se virem o bolo na sua totalidade, vão perceber que não é um bolo muito bonito, nem pretende ser. É apenas uma amálgama das várias técnicas que aprendemos na aula, tudo num bolo muito pequenino! Por isso reparem mais nos pormenores e menos no aspecto geral do bolo. Acho que com o que aprendi, bolos mais giros virão!



1 comentário:

  1. Já sei como quero o próximo bolo... com jarros! Está lindo. É quanto a pintura como diz o Carlos eh uma questão de treino

    ResponderEliminar