Olá caros amigos! Mais uma ausência prolongada. Começa a tornar-se um hábito! Trabalho e mais trabalho. Trabalho, trabalho, trabalho. Não sobra um tempinho para fazer bolinhos novos.
Os últimos dias têm sido uma verdadeira loucura. Estive em Turim, Itália, até ao dia 17, onde fui proferir uma conferência, que obrigou a uma preparação demorada. Foram vários dias de stress e de trabalho árduo! Para além disso, tive de entregar até ao dia 21 um artigo em inglês. Mais uma vez, tive concentrada apenas nisso e nada de cozinha!
Apenas no dia 22 fiz qualquer coisinha relacionada com a minha "actividade extra de pasteleira": fui fazer o meu primeiro curso (de um conjunto de quatro) da Wilton na escola da loja Isto Faz-se. Aprendi bastante sobre como fazer e como trabalhar o creme de manteiga, assim como a "desenhar" com o saco de pasteleiro. Já tinha feito algumas decorações simples com o saco, mas nada de especial. Até porque não tinha os melhores materiais para isso. Agora tenho tudo! Terminado o curso ficamos com um kit bastante completo da Wilton, uma marca norte-americana cujos utensílios são conhecidos pela alta-qualidade e durabilidade.
Depois destas aulas, só resta praticar! Voltarei para o ano para frequentar os restantes cursos.
Aqui fica uma fotografia dos meus singelos trabalhos durante esta aula do Curso Wilton 1 - Creme de Manteiga: um bolo e três cupcakes. Como podem ver na fotografia, aprendemos a fazer diversos desenhos, com diferentes bicos do saco de pasteleiro, a usar os corantes em creme de manteiga e a conceber flores, desde os simples girassóis, às intrincadas rosas.
Em breve espero ter outros bolinhos decorados com esta técnica. Espero que gostem!
segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
quinta-feira, 10 de dezembro de 2015
Bolo Rei Francês (Galette des Rois)
Depois de uma ausência mais ou menos prolongada, com muito trabalho à mistura, estamos de volta com uma nova receita!
Esta é a minha época favorita do ano: o natal! Por isso vou tentar publicar várias receitas de Natal até ao dia 6 de Janeiro, o Dia de Reis. Hoje aqui fica primeira.
Para quem não gosta do bolo rei português (como eu!), cheio de frutas cristalizadas, tem esta receita alternativa de bolo rei francês com recheio de amêndoa. Na verdade, não tem nada a ver com o nosso, mas isso não interessa nada! É bom e isso é o que interessa. Não é uma tradição portuguesa, mas pode passar a ser nas vossas casas. Tem tudo a seu favor: não tem aquelas frutas pouco apelativas, é super fácil de fazer (ao contrário do "nosso" bolo rei) e é delicioso (e não temos de andar a escolher as frutas para conseguir comer só a massa, como acontece no bolo português).
A preparação demora 10 minutos, se tanto, e a cozedura 40 minutos. E está pronto a comer! Não parece mesmo uma coroa? Ora vejam...
Ingredientes
- 200 g de amêndoa moída
- 200 g de açúcar
- 100 g de manteiga derretida
- 1 colher de café de baunilha
- 2 ovos
- 2 bases de massa folhada
- 1 gema de ovo
Preparação
Juntar a amêndoa, o açúcar, a manteiga derretida, a baunilha e os ovos até formar uma massa uniforme.
Dispor numa tarteira untada uma das bases de massa folhada e rechear com o creme de amêndoa, alisando bem.
Cobrir com a outra base de massa e fechar bem as junções entre as duas massas. Podem ser seladas com um garfo ou com as pontas dos dedos (eu fiz uma espécie de ondinhas com os dedos).
Com uma faca afiada ou um palito, fazer uns riscos leves na massa formando uma espécie de gradeamento. Pincelar com a gema de ovo e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos.
Receita adaptada de Sem Stress.
Subscrever:
Mensagens (Atom)